segunda-feira, 29 de Abril de 2024  16:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-09-2014

90 em cada 100 lares separam os seus resíduos de embalagem.


A Câmara de Aveiro e a Sociedade Ponto Verde apresentaram hoje os resultados da Missão Reciclar, no Município de Aveiro. A Missão ...

A Câmara de Aveiro e a Sociedade Ponto Verde apresentaram hoje os resultados da Missão Reciclar, no Município de Aveiro.

A Missão Reciclar é uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde para promover a educação e sensibilização ambientais, promover a separação de embalagens, clarificar as regras da separação e recolher dados sobre os hábitos e atitudes de reciclagem por parte das famílias.

em Aveiro a percentagem de famílias que se preocupam com estas acções é muito elevada, "acima da média nacional", assegurou Mário Raposo da Sociedade Ponto Verde. A acção desenvolveu-se em Julho. Foram contactados 12 mil lares para avaliação, sendo que "a média nacional ronda os 70 por cento de 'separadores' e Aveiro chega aos 90 por cento", garantiu, sendo "números reveladores".

Raquel Castro Almeida, Vereadora da Câmara de Aveiro com o Pelouro do Ambiente, fala no empenhamento da autarquia no processo de selecção dos lixos. Diz que com bons resultados todos beneficiam. "As notícias são boas porque há um aumento nos números totais da reciclagem. Queremos continuar a aumentar as nossas quotas de material de separação selectiva o que reduzirá a tonelagem dos resíduos urbanos, factor que poderá baixar o valor da tarifa e taxas aplicáveis. São metas ambiciosas que queremos atingir", revelou na Terra Nova.

A Missão Reciclar insere-se no compromisso da Sociedade Ponto Verde para com a educação e sensibilização ambiental das populações.

Durante a acção foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 1.872 conjuntos de 'ecobags', constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação selectiva de embalagens.

Quando questionados sobre a razão para a não separação doméstica do lixo produzido, os 17 por cento de não separadores apontaram a falta de recipientes próprios para o efeito (26,8%), a noção do excessivo trabalho pessoal/familiar implicado (26,5%) e a distância ao ecoponto (12,5%).

No município de Aveiro foram contactados 12.745 lares, dos quais 2.338 abriram as suas portas à equipa da Missão Reciclar. Em 2013, a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem no total do País mais de 382 mil toneladas de resíduos de embalagem no âmbito do fluxo urbano, um crescimento de sete por cento em relação ao ano anterior.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®